A Psicologia Clínica através do acompanhamento psicoterapêutico está indicada para a dor e sofrimento psicológico. O psicólogo clínico está preparado para fazer uma avaliação psicológica, identificar psicopatologias e intervir em equipas de saúde mental, partilhando com a Psiquiatria a classificação nosológica mais utilizada ao nível do psicodiagnóstico no mundo, o DSM ou manual de diagnóstico e estatística de doenças mentais da Associação Americana de Psiquiatria.
O Coaching é um processo indicado para quem está relativamente bem mas reconhece que tem potencialidade e desejo para ficar ainda melhor. É um processo que promove o desenvolvimento pessoal através do auto-conhecimento.
O Coaching não trabalha com a doença mental, mantém- se longe do binômio normal/patológico.
No processo de coaching interessam as diferentes características, as fragilidades a as potencialidades de cada um e que poderão ser trabalhadas de forma a melhorar significativamente o seu desempenho pessoal, social e profissional. O coaching poderá ainda ser uma óptima ferramenta para melhorar a performance de lideres e de equipas.
Crédito da Imagem – unsplash.com