Como é que podes sentir segurança se a realidade te mostra sempre alguém mais forte, mais bonito, mais inteligente, mais bem sucedido, mais rico, mais elegante, com melhor cabelo, com melhor corpo… Mais tudo!
Será possível sentir equilíbrio, amor e satisfação, na imperfeição e frustração?
Quanto maior for a distância entre a avaliação que fazes do teu valor e os teus valores ideais menor será a tua auto-estima. Quanto maior for a tua tendência para a comparação, competição e perfeição maior será a tua frustração e menor será a tua capacidade para lidar com este sentimento. E como serão as tuas relações se tiveres a tua auto-estima frágil e se tiveres grandes dificuldades em lidar com a frustração?
Imagina que até conseguiste reinventar a tua melhor versão pessoal e fizeste por isso! Conseguiste uma cara muito bonita, um corpo muito atraente, és bem sucedida, tens uma boa casa num sitio muito agradável e um bom carro. Todos te dizem que estás óptima mas continuas a sentir insatisfação, porquê? Porque haverá sempre alguém melhor…
O valor próprio não é o que mostras mas o que sentes, ele é o reflexo da qualidade da relação que tens contigo e por consequência ele irá reflectir-se na tua relação com os outros.
Se és exigente e severo contigo irás sê-lo com os outros, se nunca estás perfeito os outros também não. E se sentes sempre que vais conseguir melhorar, haverá alguém à tua altura?
Se não sentes satisfação e segurança contigo ninguém nem nenhuma situação te conseguirá satisfazer.
Crédito da Imagem – unsplash.com